Como o próprio nome explicita, roteiro é o caminho a ser seguido para atingir determinado objetivo, no caso em particular, para cinema.
Normalmente o roteirista é também o autor da história a ser narrada na produção, porém nem sempre isso acontece. Muitos idealizadores têm dificuldades em colocar no papel, em linguagem inteligível, a trama de suas idéias ou histórias, e, portanto, procuram aquele que possa traduzir em cenas e falas, uma narrativa que tenha começo, meio e fim. Abordemos então os dois casos especificados.
Autor: Quando o roteirista também é o autor da história, normalmente ele faz com que a história fique compreensível para o Diretor, bem como para os atores envolvidos na montagem da produção. Seu trabalho consiste em discorrer sobre a trama, normalmente iniciando com descrição de cena, personalidades das personagens envolvidas, bem como ambiente e figurinos.
Exemplo prático:
CENA 01
Quarto hospitalar, mulher de meia idade, aparentando jovialidade para a idade, deitada na cama (Maria Eva) tendo em cada um dos lados do leito, duas moças (Jenny, filha de Maria Eva e Amanda, amiga de infância de Jenny).
__________________________________________
(Explicitado o ambiente e descritas superficialmente as personagens do local, o roteirista descreve as falas das personagens, e a emoção das frases).
__________________________________________
JENNY – Não acredito que ele foi capaz de lhe dizer isso! (Indignada) Dessa vez eu mesma vou mostrar a ele que a senhora merece mais respeito mãe! (trocando olhares com Amanda)
MARIA EVA – Eu não queria que ela soubesse isso Amanda! (chateada)
JENNY – Como sempre, não é mãe? (pegando em suas mãos) Nunca percebeu que essa forma de ele te tratar eu já conheço?
AMANDA – Maria Eva, eu acho que a Jenny deve saber sim! (Contestadora) Ela não é mais criança e a senhora, mais que nunca tem que por um fim nisso!
MARIA EVA – Promete que não vai brigar com ele filha! (apaziguadora e dengosa) Faz isso por mim!
Percebe-se, portanto, que o roteiro tem o objetivo de ser guia. Mesmo que muitos diretores ou atores coloquem personalidade, tanto nas cenas quanto na interpretação, a guia deve existir.
Nas próximas postagens, discorreremos sobre conteúdo explícito em roteiro e criação para outro autor.
Contato: luizcarlosfenix@hotmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário